sábado, 31 de janeiro de 2015

Sinalética do árbitro

Ippon
Ponto completo, que define o combate - braço elevado para cima da cabeça com a palma da mão para frente.

Wazza-ari
Ponto incompleto. São necessários dois Waza-ari para se obter um Ippon - braço estendido para o lado (à altura do ombro) com a palma da mão virada para baixo.

Yuku
Vantagem que mesmo acumulada nunca chegará nem a Waza-Ari nem a Ippon - braço estendido na diagonal, com a palma da mão virada para baixo.

Waza-ari awasete ippon

Kachi (vitória)

Penalidade Shido
Este gesto indica que o ou os atletas não estão a tentar combater ou serve para punir o atleta, após uma falta cometida.  O árbitro com os braços à frente (na altura do peito) e com as mãos espalmadas para dentro, faz o gesto de manivela duas ou três vezes. Volta-se para o atleta e, em diagonal, pune-o, apontando com o indicador.

Falso ataque

Matte
Gesto com a mão espalmada para frente na altura do ombro. Indica que o combate vai ser parado.

Osaekomi
"Imobilização". Este gesto é parecido com o yuko. A diferença é que ao anunciar o ossaekomi, o árbitro flexiona a perna correspondente ao braço e a mão vai em direção aos atletas, anunciando a imobilização.

Toketá
"Imobilização Desfeita". Utiliza-se a mesma posição do ossaekomi, só que o árbitro, com a mão espalmada, gesticula de um lado para o outro duas ou três vezes, sinalizando que a imobilização foi desfeita.

Ajustar o Judogi
É utilizado para indicar aos atletas que devem compor o judogui.

Perigo zona de penalidade





Sem comentários:

Enviar um comentário