Ippon
Ponto completo, que define o combate - braço elevado para cima da cabeça com a palma da mão para frente.
Wazza-ari
Ponto incompleto. São necessários dois Waza-ari para se obter um Ippon - braço estendido para o lado (à altura do ombro) com a palma da mão virada para baixo.
Yuku
Vantagem que mesmo acumulada nunca chegará nem a Waza-Ari nem a Ippon - braço estendido na diagonal, com a palma da mão virada para baixo.
Waza-ari awasete ippon
Kachi (vitória)
Penalidade Shido
Este gesto indica que o ou os atletas não estão a tentar combater ou serve para punir o atleta, após uma falta cometida. O árbitro com os braços à frente (na altura do peito) e com as mãos espalmadas para dentro, faz o gesto de manivela duas ou três vezes. Volta-se para o atleta e, em diagonal, pune-o, apontando com o indicador.
Falso ataque
Matte
Gesto com a mão espalmada para frente na altura do ombro. Indica que o combate vai ser parado.
Osaekomi
"Imobilização". Este gesto é parecido com o yuko. A diferença é que ao anunciar o ossaekomi, o árbitro flexiona a perna correspondente ao braço e a mão vai em direção aos atletas, anunciando a imobilização.
Toketá
"Imobilização Desfeita". Utiliza-se a mesma posição do ossaekomi, só que o árbitro, com a mão espalmada, gesticula de um lado para o outro duas ou três vezes, sinalizando que a imobilização foi desfeita.
Ajustar o Judogi
É utilizado para indicar aos atletas que devem compor o judogui.
Perigo zona de penalidade
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